Conheça o Yoga
“Mas teus exercícios, pratica-os diariamente com a seriedade de um ritual e com a inflexibilidade e o zelo de um genuíno artista interessado em produzir uma obra genial. A obra genial és tu mesmo, e o artista também!” Mestre Universal Kuut Hume
(Hermógenes, 2010, pag. 8)
A palavra Yoga é etimologicamente derivada da raiz verbal sânscritaYuj que significa conjugar, juntar, unir, integrar. Também significa religar-se, comungar, unificar-se em sim mesmo, união com o inefável. No sentido técnico, Yoga refere-se ao conjunto de valores, atitudes, preceitos e técnicas espirituais que se desenvolveram na Índia no decurso de pelo menos cinco milênios e podem ser vistos como o fundamento da antiga civilização indiana. Yoga é, portanto, o nome genérico de vários caminhos indianos de transmutação metódica da consciência até que esta se liberte da personalidade egóica. Então, Yoga é uma filosofia, uma tendência de vida. Não obstante ele figura em todo o mundo como o mais antigo e holístico sistema cujo objetivo é a educação integral do ser, procurando atingir o perfeito desenvolvimento corpo-mente.
Yoga também é um método de experimentação científica que estuda o corpo humano e suas reações, sempre buscando a integração ou unificação consciente e os meios técnicos para atingir a consciência total e permanente, ou seja, é a ciência da perfeição natural. Também é considerado como a restrição dos turbilhões da consciência. O Yoga une e integra o corpo, a mente e nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com os nossos pensamentos e com o que sentimos. Juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade, o Yoga nos induz a um profundo relaxamento, uma tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior.
Não se sabe a data precisa do surgimento do Yoga. Existem muitas lendas referentes à sua criação. Sua codificação, no entanto, aconteceu por volta do século II a.C e foi realizada por Patanjali, que reuniu, para isso, escritos dos séculos precedentes. Este sistema filosófico, por sua vez, cita toda a tradição milenar oral em um tratado doutrinal técnico. Esta filosofia yogue é denominado Yoga-Sutra, constituído de 195 aforismos, distribuídos em quatro capítulos. (Fernandes, 1992, pg 26)
Nestes milenares sutras encontram-se os princípios científicos do yoga, expondo uma prática muito completa, que se tornou base para muitas experiências de laboratório, tanto no ocidente como no ocidente.
O Yoga-Sutra também é conhecido como Asthanga ou “Oito Membros”; sendo esses:
1)- Yama (abstenções). É um mandamento de moral universal de inofensividade, autodomínio e disciplina ética.
2)- Nyama (observâncias disciplinares)
3)- Ásana (práticas de exercícios físicos)
4)- Pranayama (controle do prana, práticas de exercícios respiratórios)
5)- Pratyahara (abstração dos sentidos)
6)- Dharana (concentração)
7)- Dhyana (meditação)
8)- Samadhi (contemplação, êxtase).
Desta sistematização de Patanjali, originaram-se os principais caminhos do Yoga, sendo o Hatha um desses caminhos. Do Hatha Yoga, conhecido como yoga do físico, foram tiradas principalmente as práticas dos Asana, Pranayama e Pratyahara.
O termo Hatha é composto pelas sílabas Há e Tha. Há significa o Sol e Tha, a Lua, símbolos dos dois pólos, pelo equilíbrio e interação dos quais o universo se mantém. Este dois pólos estão presentes desde a mais grandiosa e remota galáxia até o menor dos vermes, desde o átomo até as mais simples expressões da inteligência humana. Há e Tha são, respectivamente, o pólo positivo e o pólo negativo, o órgão e a função, o sim e o não, a luz e a treva, o quente e o frio, o princípio masculino e feminino, a inspiração e expiração, a atividade e a passividade, a atração e a repulsão, o riso e a lágrima, o dia e a noite, a vida e a morte, o yang e o yin (do taoísmo chinês). Em toda a parte acha-se presente a dicotomia, realizando o milagre do dois em um. (Hermógenes, 1976, pag. 39)
O corpo humano tem vida porque é animado por estas duas correntes energéticas, semelhantes à corrente elétrica que se opõem: a do Sol ou Há, e a da Lua ou Tha. Diz que reina saúde quando elas se mantêm equilibradas, então o corpo é um cosmo. A enfermidade sobrevém quando uma delas predomina, ou seja, quando reina o caos orgânico. A Hatha Yoga é uma forma de terapia porque, introduz a ordem onde a desarmonia imperava, isto é, porque corrige desequilíbrios, porque transforma o caos em cosmo. (Hermógenes, 1976, pag. 40)
Afetando energeticamente o sistema nervoso e o endócrino, vitalizando as vísceras e estimulando os tecidos, o Hatha Yoga é um método de medicina natural, de rejuvenescimento e de repouso; proporcionando saúde e resistência ao corpo, o emagrecimento sadio, o embelezamento da figura, o aprimoramento da voz, a maior resistência às moléstias e à estafa, um estado permanente de energia e de leveza física são, no plano físico, os primeiros resultados que a praticante nota em si mesmo. Também no plano psíquico progressivamente vão se manifestando os lucros. Serenidade, autoconfiança, equilíbrio emocional, tranqüilidade, clareza mental, resistência à fadiga, tolerância e paciência substituem seguramente, ansiedade, fobias, conflitos e comportamentos neuróticos.
Hatha-Yoga é um método bem elaborado, constando de exercícios físicos (ásanas) coordenados com respiração que permitem que a força vital opere livremente, sem obstáculos, tornando o seu corpo natural e saudável. Ensina a utilizar, armazenar e estimular o livre fluir do Prana*.
Além dos ásanas, encontramos também uma série de mudras, (gestos principalmente com as mãos) que têm por objetivo a união. Sustentam os yoguis que da mesma maneira que determinados estados íntimos nos levam a fazer certos gestos, determinados gestos nos induzem a certos estados íntimos, produzindo profundas alterações no psiquismo humano. (Machado de Azevedo, 2002, pag.94)
A mentalização, é outra das técnicas utilizadas: parte do princípio de que tudo que se cria mentalmente termina por aparecer no plano físico; sendo assim, cumpre educar o pensamento e a imaginação através da vontade. Recomenda-se, por exemplo, colocar o pensamento na região do corpo que está sendo trabalhada, empenhando, ao mesmo tempo, e numa direção só o corpo e a mente.
O Hatha Yoga não consome energia, ao contrário, acumula energia. Não é reservada apenas aos jovens, ao contrário, pode ser praticada até a idade avançada, não é só acessível aos enfermos, mas ainda constitui um método natural incomparável na cura de várias enfermidades. A prática regular de Yoga melhora os relacionamentos, a concentração, a mente, a saúde, o corpo, as emoções, diminui o estresse e, entre outras coisas, promove a educação psicossomática e a auto-realização.
É na profunda e sistematizada experiência que encontramos a origem do Yoga, ou seja, somente aquele que pratique fielmente os exercícios, que realize o descrito e o viva pessoal e intensamente, chegará, a saber, o que é realmente o Yoga.
*Prana é a força vital no homem que forma o corpo sutil, regulando as relações entre ele e o universo; ou seja, é o verdadeiro intermediário entre a materialidade do corpo e a imaterialidade do espírito. É a energia que está em todas as coisas, as coisas agem simplesmente como um condutor. O homem extrai prana do sol, do ar, dos alimentos, sendo através deste, que se realizam todos os fenômenos energéticos do nosso organismo. Cada pensamento, ato, esforço de vontade e movimento de um músculo gasta uma certa quantidade do que chamamos de força nervosa, a qual em realidade, é uma forma de prana, tendo caracteres similares aos da corrente elétrica. Vemos, ouvimos, falamos, desejamos, sabemos através do auxílio do Prana.